top of page
  • Associação Cemitério dos Protestantes - Acempro

Jardim Bíblico - Carvalho - Terebentino



Presença do Sagrado – Na Bíblia, o carvalho é citado repetidamente, uma vez que acontecimentos marcantes ocorreram em decorrência da sua presença.


É uma árvore de porte majestoso e a sua sombra serviu de abrigo, local de repouso e inclusive para a presença do sagrado. Este fato ocorreu quando o “Anjo do SENHOR assentou-se debaixo do carvalho que estava em Orfa”...e entrou em contato com Gideão e disse: “O SENHOR é contigo homem valente”.


A seguir, houve o diálogo entre ambos, e Gideão não podia aceitar a afirmação da presença do SENHOR, uma vez que Israel estava dominado pelos Midianitas e Amalequitas. Mas, o SENHOR lhe disse: “Vai nessa tua força, e livra Israel da mão dos Midianitas; porventura não te enviei eu? ”. E ele lhe disse: “Ai senhor meu. Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre de Manassés, e eu o menos na casa de meu pai”.


Gideão demonstrou incapacidade para esta missão, da mesma forma que Moisés quando ordenado por Deus para livrar Israel das mãos dos Egípcios. Mas sabemos que tanto Gideão quanto Moisés realizaram a sua missão porque a presença do SENHOR estava com eles.


Mais tarde, a presença do SENHOR esteve na mente de Isaías e ele profetizou fazendo alusão ao carvalho. Assim como o carvalho quando cortado, deixando somente o toco, brota com vigor, assim também será Israel. Este povo será perseguido e praticamente exterminado, sobrando somente um toco. Mas este toco brotará e virá a ser uma grande nação.


É a confirmação de quando o Sagrado se revelou a Abraão: Israel “virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da Terra”. (Gn 18.18)


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page